Governo federal transfere o Comando do Exército para general que já atuou em Santa Maria

Redação do Diário

Governo federal transfere o Comando do Exército para general que já atuou em Santa Maria
No último sábado (21), o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, anunciou a troca do Comando do Exército. Quem assume agora é o general Tomás Miguel Ribeiro Paiva, que já atuou em Santa Maria, no 7º Batalhão de Infantaria Blindado, quartel que mudou para Santa Cruz do Sul. Ele vai ocupar o lugar do general Júlio César de Arruda, que havia assumido em dezembro durante o governo de transição, mas foi demitido após as discussões em torno da eficácia da segurança dos prédios da capital devido aos atos de vandalismo que ocorreram no Distrito Federal no dia 8 de janeiro. – As relações, principalmente no Comando do Exército, sofreram uma fratura num nível de confiança e achávamos que precisávamos estancar isso logo de início para superar esse episódio. Queria apresentar o substituto, general Tomás, que a partir de hoje é o novo comandante – afirmou o ministro da defesa, que deseja investir na aproximação das Forças Armadas com o governo do presidente.

O comunicado de troca de comando foi feito depois de uma reunião que contou com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro da Defesa, do novo comandante do Exército e do ministro da Casa Civil, Rui Costa. Em seguida, Lula postou no Twitter uma foto com o general Tomás Miguel Ribeiro Paiva e desejou “um bom trabalho ao general”. Até então, o novo comandante do Exército estava à frente do Comando Militar do Sudeste.

Hoje, junto com o ministro da Defesa, José Múcio, conversei com o general Tomás Miguel Ribeiro Paiva, o novo comandante do Exército. Desejo um bom trabalho ao general.📸: @ricardostuckert pic.twitter.com/1Ixf3ZVYyb— Lula (@LulaOficial) January 21, 2023

A carreira de Tomás Miguel Ribeiro

Nascido na capital São Paulo, Tomás Miguel Ribeiro Paiva iniciou a carreira militar em 1975, quando entrou na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas (SP).

Entre alguns dos destaques da carreira do militar estão: a missão do Exército no Haiti e Força de Pacificação da Operação Arcanjo VI, no Complexo da Penha e do Alemão, no Rio de janeiro (RJ) , em 2012, da qual foi comandante. Também foi ajudante de Ordens do Presidente da República e Assessor Militar do Brasil junto ao Exército do Equador. O general também chefiou o Gabinete do Comandante do Exército, em Brasília, e comandou a 5ª Divisão de Exército, em Curitiba (PR).

No currículo, Paiva tem passagens como subalterno e comandante de companhia de fuzileiros no 7º Batalhão de Infantaria Blindado, em Santa Maria (RS), no 26° Batalhão de Infantaria Paraquedista, no Rio de Janeiro (RJ), e no 33° Batalhão de Infantaria Motorizado, em Cascavel (PR).

Também foi instrutor do Curso de Infantaria da Academia Militar das Agulhas Negras, Subcomandante da Companhia de Precursores Paraquedista, Ajudante de Ordens do Presidente da República e Assessor Militar do Brasil junto ao Exército do Equador.

Em 2019, Paiva assumiu o posto de general de Exército, o mais alto da carreira militar. Na época, passou a integrar o Alto Comando do Exército, órgão colegiado onde são discutidos temas da Política Militar Terrestre e assuntos de interesse do comandante do Exército.

*Com informações do G1 e Agência Brasil

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Circuito Cicloturístico Coração do Rio Grande começou neste domingo em Santa Maria Anterior

Circuito Cicloturístico Coração do Rio Grande começou neste domingo em Santa Maria

Morre Airton Xavier, ex-presidente da Associação do Futebol de Veteranos Próximo

Morre Airton Xavier, ex-presidente da Associação do Futebol de Veteranos

Geral